A FUNDAÇÃO FUTURO

A CRIAÇÃO: A Fundação Futuro foi criada pelo Rotary Club de Assis do Vale, como uma Entidade Filantrópica de interesse público, dotada de personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como missão orientar e promover, ao adolescente e ao jovem, o fortalecimento de vínculos sociais e pessoais, facultando-lhe o desenvolvimento físico, mental e social em condições de liberdade e dignidade. Foi fundada em 25 de agosto de 1999, com a finalidade de regulamentar a antiga Guarda Mirim Municipal de Assis, que não poderia ser mantida pela Prefeitura e necessitava de uma entidade que pudesse garantir a continuidade do trabalho com jovens, no encaminhamento para o mundo do trabalho.

O OBJETIVO: O projeto tem como objetivo proporcionar, gratuitamente, ao adolescente, a capacitação e a preparação, através de trabalho socioeducativo, cursos profissionalizantes e orientações sobre as diferentes ocupações, que atendam ao mundo do trabalho. Este objetivo é complementado pelo preparo socioeducacional e profissional, com vivência nas empresas parceiras, que remuneram e fornecem todos os benefícios previstos legalmente aos jovens, propiciando geração de renda e melhor qualidade de vida. As suas atividades estão regulamentadas com base na legislação vigente e, em especial, na Lei nº 10.097, de 19/12/2000, Lei da Aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO: O público atendido pela FUNDAÇÃO FUTURO engloba adolescentes de 14 a 24 anos, que participam de oficinas Socioeducativas, palestras e cursos profissionalizantes, voltados às diferentes ocupações, dentro do predomínio local de oportunidades, além de buscar o aprimoramento ético desse cidadão em construção.

CERTIFICAÇÕES PÚBLICAS: A Fundação Futuro está regularmente inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Assis (CMAS) e registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como obteve os Títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual, Municipal, constando do Cadastro na Secretária Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS/SP e CRCE/SP. Conta com a Regularidade na Certidão Negativa de Débitos Estaduais, Federais e Municipais, além de ter aprovação nas Prestações de Contas do SICAP/MP/SP, Alvará de Funcionamento do TJ/SP, Atestado de Funcionamento do MP/SP e Validação pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Há, ainda, Convênios subsidiados e celebrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Programa de Proteção Social Básica, com o cofinanciamento do Governo Estadual –, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) e o cofinanciamento do Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

PROJETO SUPERAÇÃO: Objetivando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade desenvolve o Projeto SuperAção, que atende adolescentes de 15 a 17 anos, de forma planejada, continuada e integralmente gratuita, em consonância com a Política de Assistência Social, nas exigências estabelecidas pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social nº 8.742/93; pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, pela Resolução CNAS nº 109/2009; bem como da regulamentação sobre o Atendimento, através da Resolução nº 016/2010; Defesa e Garantia de Direitos – Resolução CNAS nº 27/2011 –  e Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho – Resolução CNAS nº 33/2011.

PROJETO LEGIÃO MIRIM: No propósito do encaminhamento do adolescente, pela Lei da Aprendizagem, a entidade desenvolve o Projeto Legião Mirim, que atende adolescentes de 14 a 24 anos, na orientação para aprendizagem prática em estabelecimentos, conforme parcerias, além da teoria da aprendizagem, dando continuidade às ações dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na qual este Projeto atende às exigências estabelecidas pela Lei nº 10.097/2000, que regulamenta a contratação do Aprendiz.

Os projetos contam com uma Equipe Técnica formada por profissionais qualificados, atendendo, em especial, as especificações da NOB-RH/SUAS, no âmbito da Assistência Social e, ainda, às Resoluções dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de Portarias do Ministério do Trabalho e Emprego, com infraestrutura adequada e inclusiva.

Almeja, sobretudo, atender adolescentes e suas famílias, com ações protetivas, articuladas com a Política de Assistência Social (Lei nº 12.868/2013) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/1990). Essa proteção tem como função proporcionar, gratuitamente, às famílias e aos adolescentes, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a serviços socioassistenciais, atendendo adolescentes em situação de vulnerabilidade e exclusão social, pessoas com deficiências físicas e intelectuais, com garantia de acesso e frequência à rede de ensino regular,  visando o vínculo institucional, através da preparação e da formação educacional, técnica, profissional e do encaminhamento para o mundo do trabalho.