Fundação Futuro retoma atividades da Zona Azul de Assis (Estacionamento Rotativo), em 04 de Janeiro de 2021

Jovens e Colaboradores voltam a trabalhar no Estacionamento Rotativo, do centro da cidade de Assis, após 9 meses de interrupção do serviço.

A Fundação Futuro, entidade fundada pelo Rotary Club de Assis do Vale, retoma as atividades da Zona Azul de Assis, em 04 de janeiro de 2021, após 09 meses mantendo seus colaboradores e jovens suspensos, seguindo medidas de segurança sanitária, garantindo a manutenção dos contratos, através das Medidas Provisórias do Governo Federal, implantadas a partir de abril de 2020.

A entidade interrompeu suas atividades em 20 de março de 2020, com o início do distanciamento social e da quarentena adotada pelos órgãos públicos, como medida de proteção à saúde de seus colaboradores e jovens aprendizes, que prestam serviços à Zona Azul de Assis.

Como o Governo Federal não tem previsão de adotar novas Medidas Provisórias e a entidade não tem fonte de renda que mantenha os contratos sem esse auxílio Federal, retoma a atividade com os aprendizes, dentro das normas trabalhistas (Ministério da Economia – Secretaria Especial do Trabalho), normas sanitárias (Plano São Paulo), além de garantir o atendimento e acolhimento de jovens e suas famílias dentro do Projeto Legião Mirim, que faz a inserção dos atendidos no mundo do trabalho.

Lembrando, a Zona Azul de Assis tem destinação exclusiva da arrecadação para folha de pagamento dos jovens e colaboradores da Zona Azul, ou seja, o pagamento de R$ 1,00 (um real) pela hora estacionada no centro da cidade é destinado à manutenção dos contratos desses aprendizes, além de garantir que a Fundação Futuro ofereça alimentação, material de trabalho e cursos de qualificação profissional aos jovens atendidos pela entidade. Logo, os projetos se sustentam e atendem gratuitamente à população assisense (são mais de 900 jovens e famílias atendidos por ano) devido à colaboração de motoristas conscientes, que fazem o pagamento da Zona Azul, instituída pela Lei Municipal nº 2472/1987, que movimenta o centro de Assis e possibilita criar vagas de estacionamento para quem necessita parar na região.

A Fundação Futuro garantirá a continuidade dos contratos, além de promover integração, aprendizagem e orientação aos jovens quanto à situação da pandemia, seja para a saúde física e mental, seja para a vida financeira das famílias que ficaram vulneráveis nesse período conturbado. Para garantir a saúde de todos, foram adquiridas centenas de máscaras descartáveis, além de face shields (viseiras de acetato), álcool em gel e luvas, promovendo o distanciamento mínimo na área da entidade, além de acompanhamento do processo pela equipe técnica responsável.

Todo esse processo é necessário, pois a entidade depende do cumprimento dessa Lei Municipal, mediante o pagamento da taxa de Estacionamento Rotativo, para continuar suas atividades.

No caso das aulas das oficinas e cursos prévios ao trabalho, estão suspensas em modo presencial, porém, é feito acompanhamento da parcela mais vulnerável dos atendidos, por meio virtual, além de atendimentos presenciais em casos urgentes. Esses cursos e oficinas fazem parte do Projeto Superação, que é oferecido como meio de fortalecer vínculos sociais e familiares de jovens e suas famílias, além de preparar os atendidos para o mundo do trabalho.

Desse projeto, saem os jovens encaminhados para supermercados, empresas que necessitam de auxiliares administrativos e para atendimento e venda na Zona Azul. Esse projeto é parte fundamental da Fundação Futuro e retornará de forma presencial quando a segurança de todos estiver garantida, enquanto isso, inscrições e aulas estão suspensas. Todo acompanhamento remoto é feito, mediante demanda dos que já integram os projetos da Fundação Futuro. Caso haja qualquer alteração do retorno, sobre datas, prazos e processos de inscrição, será divulgado na imprensa local, na mídia e nas redes sociais da Fundação Futuro, pelo Facebook ou site da instituição.

Por fim, a Fundação Futuro solicita a todos os clientes e motoristas que promovam cuidados com a saúde, usando máscaras, além de garantir o distanciamento social necessário durante o atendimento, para que não haja riscos maiores para nenhuma das partes. Os protocolos de saúde existem, e devem ser seguidos, haja vista que a entidade precisa continuar seu trabalho, que já tem 21 anos de existência. Para qualquer dúvida, a Fundação Futuro estará de volta do recesso a partir do dia 04 de janeiro de 2020, atendendo com todas as cautelas necessárias, e, também, pelo telefone (18) 3321-3922 e e-mail: coordenacao@fundacaofuturoassis.org.